Portal News:

Religiões afro produzem vídeo como direito de resposta contra TV Record



Religiões afro-brasileiras produziram um vídeo como direito de resposta coletiva contra a Rede Record por discriminação às suas práticas religiosas.
O Programa das entidades afro poderá ser exibido em breve pela emissora da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). O grupo de comunicação que foi comprado pelo bispo Edir Macedo, vem sendo alvo de protestos há algum tempo. No final do ano passado, católicos acusaram a emissora de perseguição, mostrando reportagens que “atacavam o catolicismo”. Surgiu assim, um movimento chamado “Brasil Sem TV Record” no dia 16 de dezembro. Segundo a emissora, a iniciativa não obteve êxito.
Além dos católicos, a mesma reclamação também veio de um grupo de evangélicos petencostais, por causa de uma reportagem exibida durante o ‘Domingo Espetacular’ sobre a prática de “cair no Espírito”, que já é discutida entre os cristãos tradicionais e petencostais há mais de 20 anos. Logo em seguida, vários pastores e ministérios se demostraram descontentes com a abordagem da Record, em especial o pastor Silas Malafaia, que chamou o programa de “palhaçada de Edir Macedo contra os petencostais”.
As entidades afro-brasileiras abriram um processo contra o canal de TV por ‘discriminação’. O Ministério Público, em uma decisão inédita, autorizou as entidades a produzirem um vídeo com “direito de resposta” que deveria ser exibido gratuitamente pela Rede Record no final de 2011, mas a emissora recorreu da ação e conseguiu adiar sua transmissão pelo menos, por enquanto.
Logo na abertura, o telespectador é informado de que se trata de “direito de resposta concedido pela Justiça Federal ao Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), ao Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB) e ao Ministério Público Federal, autores da ação contra o enfoque negativo e discriminatório das religiões afro-brasileiras”.
O vídeo tem duração de quase uma hora e foi produzido pela TV PUC e diversos representantes de entidades afro-brasileiras, católicas, budistas e muçulmanas, além de profissionais de comunicação e artistas participaram da gravação.
Intitulado “Diálogo das Religiões”, o vídeo é basicamente um apelo pela convivência harmônica entre as diferentes vertentes religiosas do país. Apesar de provocar indignação em diversos segmentos religiosos, somente os seguidores afro entraram na justiça e ganharam o direito de resposta. Daniel Teixeira, coordenador do CEERT, diz que ainda não há muitas informações a respeito.
A Record não se pronunciou sobre o assunto. Provavelmente, o caso ainda terá desdobramentos nos tribunais e a emissora da IURD terá que transmitir o vídeo na íntegra.
Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o seu comentário abaixo. Se quiser uma resposta, deixe seu endereço de e-mail que em breve estaremos respondendo...

Acompanhe-nos
Facebook- www.facebook.com/portaldiscipulos
Twitter- @eliseurosa
E-mail: portaldiscipulos@gmail.com

Deus abençoe!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© Copyright Portal Discípulos- Portal gospel de notícias do Brasil 2015 | Design by K8 Informática |Powered by Portal Discípulos.