Portal News:

Degelo na Antártida aumentou 10 vezes em 600 anos


Derretimento intensificou-se na segunda metade do século XX, diz estudo

Antártida
Derretimento de geleiras na Antártida foi intensificado na metade do século 20 (Thinkstock)
Um estudo climático da Península Antártida mostrou que o degelo de verão aumentou quase dez vezes nos últimos 600 anos, principalmente desde a segunda metade do século XX. A pesquisa, publicada neste domingo no site do periódico Nature Geoscience, contribui para o entendimento das mudanças climáticas da Antártida, da relação entre as geleiras e plataformas de gelo da região e do aumento do nível do mar.


O estudo tem como base uma perfuração no gelo de 364 metros de profundidade, feita em 2008 na Ilha James Ross. As amostras permitem inferir as variações da temperatura e da taxa de degelo ao longo de centenas de anos.
De acordo com Nerilie Abram, principal autor do estudo, as menores temperaturas (e consequentemente, menor derretimento de gelo) na Península Antártida ocorreram há cerca de 600 anos. “Naquela época, as temperaturas eram cerca de 1,6º Celsius mais baixas, em comparação ao final do século 20”, afirma. A quantidade de neve que derretia no verão era de 0,5%. Atualmente, esse valor é dez vezes maior: 5% da neve derrete anualmente.
Derretimento acelerado — “O degelo de verão está, atualmente, no nível mais alto dos últimos 1.000 anos. Apesar de as temperaturas terem aumentado gradativamente durante centenas de anos, o derretimento intensificou-se a partir de meados do século 20”, explica Abrams.
Para o pesquisador, este fato indica que a Península Antártida foi aquecida até um nível no qual mesmo mudanças de temperatura muito sutis podem levar a um grande aumento no degelo. “Isso tem implicações importantes para a instabilidade do gelo e para o aumento do nível do mar”, afirma Abrams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o seu comentário abaixo. Se quiser uma resposta, deixe seu endereço de e-mail que em breve estaremos respondendo...

Acompanhe-nos
Facebook- www.facebook.com/portaldiscipulos
Twitter- @eliseurosa
E-mail: portaldiscipulos@gmail.com

Deus abençoe!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© Copyright Portal Discípulos- Portal gospel de notícias do Brasil 2015 | Design by K8 Informática |Powered by Portal Discípulos.